A Terra, organismos vivos
A biodiversidade
25-05-2013 18:27
Entende-se por biodiversidade a variedade de organismos vivos existentes na Natureza. Esta variedade compreende as muitas espécies de plantas e animais que povoam a Terra e que desempenham funções de conjunto para o equilíbrio dos ecossistemas.
A biodiversidade existente no Planeta é constantemente ameaçada por incêndios, marés negras, caça e pesca excessiva, poluição, desflorestação e outras ameaças, sendo o Homem o principal responsável por estas ameaças.
O principal impacto da perda de biodiversidade é a extinção de espécies. A razão principal da extinção de espécies é a alteração dos habitats.

O que origina a destruição da fauna e da flora locais é: o abate de florestas; o arroteamento de terras para a prática da agricultura ou para terrenos de pastagens de gado em regime extensivo; o crescimento de áreas urbanas e industriais; o aumento de vias de circulação; etc.
Até pequenas alterações, como o abate de um certo tipo de arbusto, podem produzir efeitos catastróficos, uma vez que pode haver animais que só se alimentam de folhas dessa espécie.
A espécie humana depende da biodiversidade para a sua própria sobrevivência.
Em Portugal continental, 17 dos 88 “habitats” registados são considerados prioritários, mas 82% encontram-se num estado de conservação entre o mediano e o desfavorável e mais de metade viu as suas áreas regredirem na última década.
Assiste-se à contínua poluição e à alteração dos nossos cursos de água, o que coloca em perigo 63% dos peixes dos nossos rios e albufeiras.
—————
